Recordemos a velha "pergunta de algibeira":

    O que pesa mais: um quilograma de cortiça ou um quilograma de chumbo?

    Costuma dizer-se vulgarmente que o chumbo é pesado e a cortiça é leve. Ora, esta forma de falar é muito imprecisa, já que falta dizer qual é o volume de chumbo e o volume de cortiça a que nos estamos a referir. Se, por exemplo, estamos a pensar na grande porção de cortiça transportada por uma camioneta, ocupando um enorme volume, e numa pequena esfera de chumbo, das que se usam nas canas de pesca, e que ocupa um pequeno volume, a grande porção de cortiça pesa mais do que a esfera de chumbo. Evidentemente que um quilograma de chumbo pesa tanto como um quilograma de cortiça, mas o volume ocupado pelo quilograma de cortiça é muito maior do que o volume do quilograma de chumbo.

    É correcto afirmar que o chumbo é mais denso do que a cortiça ,ou seja, que a densidade do chumbo é maior do que a densidade da cortiça. Significa esta afirmação que, para volumes iguais, o chumbo é mais pesado que a cortiça. De facto, se tivermos um volume qualquer (1 metro cúbico (1 m3), por exemplo) de chumbo e um volume igual de cortiça, o chumbo pesa cerca de 45 vezes mais do que a cortiça.

    A determinação da densidade de uma substância também pode contribuir para a sua identificação (ver tabela em baixo)

    NOTA: Apenas as substâncias puras têm densidade característica. Os materiais que são misturas de substâncias têm densidades que variam consoante a composição da mistura.

Substância

densidade (g/cm3)

ouro 19,3
cobre 8,9
água 1,0
álcool 0,78
cortiça 0,22
rjrfigueira, 2005
    A densidade de um material pode determinar-se pelo quociente entre a massa e o volume de um objecto constituído por esse material:

    Como é lógico, a unidade do Sistema Internacional (SI) da densidade é o quociente entre as unidades SI de "massa" e "volume", ou seja, g/cm3.

    Suponhamos, por exemplo, que sabemos o volume de uma esfera maciça de chumbo (por deslocação de água numa proveta): 10 cm3. Determinando, a seguir, a massa da esfera com uma balança, obtém-se o valor 113 gramas.

    Qual é, então, a densidade do chumbo?

densidade = massa / volume

densidade = 113 / 10

densidade = 11,3 g/cm3

Conclusão/análise dos resultados: Cada centímetro cúbico de chumbo tem a massa de 11,3 gramas. Dizemos que a densidade do chumbo é 11,3 g/cm3 (ler: 11,3 gramas por centímetro cúbico).

    Dados do exercício:

massa do objecto = 113g       

volume do objecto = 10 cm3